INTRODUÇÃO
A Lei no 1/2023 de 17 de Março estabelece o regime jurídico do Subsistema do Ensino Superior, o Artigo 6, n°1 e n° 3, alínea a), que constitui condição de acesso ao primeiro ciclo de formação do Ensino Superior correspondente ao grau académico de Graduação, ter concluído o 2o ciclo do Ensino Secundário (ESG) ou Ensino Técnico Profissional (ETP) ou equivalente.
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) estabelece os Exames de Admissão e Concurso Documental como critérios de selecção, sem prejuízo de outros factores de ponderação fixados na Lei. Assim, toma-se público que irão decorrer de 09 a 12 de Janeiro de 2024, numa única época e com uma chamada, os exames de admissão aos cursos de Graduação da UEM, exceptuando os cursos de Ensino à Distância, cuja admissão será por concurso documental.
Os Exames de Admissão terão lugar em todas as províncias do País.
Os exames de admissão para o ano lectivo 2024, serão realizados num modelo misto, isto é, no modelo integrado (exame de duas disciplinas num único momento) e no modelo não integrado (exame de uma disciplina de cada vez).
O modelo integrado será aplicado a todos os cursos, à excepção de cursos específicos cujos exames serão no modelo não integrado.
CANDIDATURAS
A UEM oferece Cursos de Graduação nas modalidades de Ensino presencial e Ensino à distância.
Os candidatos poderão, querendo, concorrer a dois cursos (1o e 2o opção) de cada modalidade (à Distância ou presencial). Adicionalmente, para a modalidade presencial o candidato deverá indicar o período, Laboral ou Pós-laboral.
A escolha da segunda opção não é obrigatória.
Durante a escolha dos cursos, o candidato deverá observar a última coluna das Tabelas 1 e 2 deste edital, de modo a verificar se o seu certificado do nível médio (12″ Classe do SNE ou Curso de Ensino Técnico Profissional do Ramo equivalente) contém as disciplinas exigidas para a frequência do curso na UEM.
A não observância das disciplinas exigidas é da inteira responsabilidade do candidato e poderá contribuir para a sua desqualificação para a matricula.
O candidato deve realizar o pré-registo online (vide ponto 6 deste Edital), seguindo as instruções dadas na página Web www.admissao.ucm.mz.
A validação da candidatura decorrerá no mesmo periodo que o do pré-registo e só se tornará efectiva após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, quando forem cumpridas as condições descritas no ponto 7.
CURSOS, VAGAS, DISCIPLINAS DE EXAME E FORMAÇÃO NECESSÁRIA PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO
3.1 O candidato pode obter informações completas sobre os cursos e seus currículos acedendo à página da
UEM em www.uem.mz ou consultando a lista de cursos a serem leccionados em 2024, no presente Edital
de Admissão aos cursos de Graduação (Tabela 1) e na página Web do Departamento de Admissão à
Universidade (DAU), www.admissao.uem.mz.
3.2 Na Tabela 1, são indicados os cursos que serão ministrados na UEM em 2024 na modalidade presencial,
as vagas previstas, as disciplinas de exame com os respectivos pesos e a formação necessária (12º Classe do
SNE com as disciplinas de exame de admissão no seu certificado ou Curso de Ensino Técnico Profissional
do Ramo equivalente).