Construção de cânone literário em discussão na Universidade Save

Construção de cânone literário em discussão na Universidade Save

Find Us on Socials

No âmbito do VII Festival Internacional de Poesia em Moçambique, decorreuno dia 25 de Abril, uma mesa redonda sobre “construção do cânone literário”, evento académico que foi desenvolvido pelo Departamento de Letras e Ciências Sociais, Curso de Português, da Universidade Save-Chongoene, em parceria com a Associação Cultural Xitende.

A mesa redonda em referência contou com intervenientes (docentes universitários e poetas) provenientes de três continentes, designadamente: África (Moçambique e África do Sul), América (Brasil), Europa (Portugal e Galiza).

De Moçambique, contou-se com a presença dos escritores da Associação Cultural Xitende, Alerto Bia, poeta residente na província de Inhambane e José Dos Remédios, jornalista e ensaísta filiado ao Grupo Soico. Em representação a África do Sul, esteve o jornalista cultural Kutso Mashego. De Brasil estiveram os Professores Sávio Freitas e Vanessa Riambau Pinheiro juntamente com o poeta Gustavo Rickert. Da Galiza, contou-se com a presença dos escritores Iolanda Aldrei, Concha Rousia e Alexandre Brea Rodrigues. Vindo de Portugal, esteve o poeta Samuel Pimenta.

Além das diferentes perspectivas sobre o cânone literário, houve oportunidade para interagir sobre possibilidades de cooperação técnico-científica entre as instituições de ensino superior em que os professores aludidos leccionam e a UniSave.

Universidade Save Chongoene
unisave maxixe-campus 2 maxixe
UniSave Gaza cursos
UniSave Massinga
Reitor da UniSave
Inscrição UniSave 2023
UniSave Sistema
Venhene