Edital Doutoramento em Ciência e Tecnologia de Energia UEM

A Universidade Eduardo Mondlane, através do projecto “ Energy Technology Network 2021-2026″ ganhou um financiamento do governo norueguês no âmbito do programa de cooperação intitulado NORHED II.
A UEM convida candidatos (as) a submeter pedidos de admissão ao programa de Doutoramento em Energias Renováveis a ser realizado em regime de sandwich com as universidades africanas e norueguesas a iniciar em Maio de 2022 com duração de 3 anos.

FUNDAMENTAÇÃO
Cerca de 95% dos agregados familiares moçambicanos dependem de biomassa sólida para cozinhar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial em 2019, os combustíveis e tecnologias de cozinha mais comuns são lenha (usada por 64% da população adulta), carvão vegetal (22%), electricidade da rede (8%), gás liquefeito de petróleo GLP (3 %), energia solar (1%), querosene (1%), gerador privado (0,1%) e outros (1%).
Com uma potência solar média disponível de 5 kWh/m2/dia, todas as regiões de Moçambique são potencialmente apropriadas para o aproveitamento da energia solar para cozinhar. Embora as tecnologias de cozinha solar estejam evoluindo, o cozimento solar não tem sido amplamente aceite e, por isso, propõe-se aqui um estudo de doutoramento sobre a análise das razões para o uso limitado de tecnologias alternativas de cozinha.
O estudo de doutoramento fará parte de uma colaboração com outros 9 estudantes de Doutoramento em Desenvolvimento De Tecnologias De Energia Renovável De Pequena Escala em universidades em Moçambique, Tanzânia, Uganda, Etiópia e Noruega. O projeto “Energy Technology Network 2021-2026” é financiado pelo governo norueguês no âmbito do programa NORHED II.

OBJECTIVOS E TAREFAS
O estudo de doutoramento irá analisar a viabilidade da introdução de fogões solares nas comunidades rurais do sul de Moçambique e as variáveis sócio-económicas que influenciam a tomada de decisão a nível individual, institucional e comunitário para a adopção da tecnologia de cozinha solar.
Uma pesquisa de campo será realizada para colectar dados sobre o nível de conhecimento da tecnologia de cozedura solar e sobre as barreiras para a adopção de novas tecnologias: técnicas, sociais, culturais e económicas.

Os Exames Extraordinários da 12ᵃ classe do Ensino Secundário Geral irão decorrer de 22 a 26 de Agosto de 2022, com o propósito de estimular o autodidactismo e oferecer oportunidades aos cidadãos para a conclusão de níveis académicos.
1.CONDIҪÕES DE CANDIDATURA
Poderão candidatar-se a estes exames os cidadãos que tenham idade
igual ou superior a 17 (dezassete) anos, que comprovem ter a 10ᵃ classe do SNE ou equivalente e que estejam numa das seguintes condiçõesː
a)Tenham estado matriculados na 12ᵃ classe, em escolas públicas ou particulares com paralelismo pedagógico, desde que tenham anulado a matrícula até uma data a anunciar;
b)Tenham frequentado a 12ᵃclasse até ao fim do ano lectivo, tendo sido excluídos dos exames ou reprovado a uma ou mais disciplinas;
c)Tenham realizado exames extraordinários em anos anteriores com aprovação em, pelo menos, uma disciplina.

Ficha Técnica
Instituição: UEM
Edital: Doutoramento em Ciência e Tecnologia de Energia
Idioma: Português
Formato do Ficheiro: PDF
Ano: 2022
Tamanho: 1 MB

DOWNLOAD VIA GOOGLE DRIVE

edital de Doutoramento em Ciência e Tecnologia de Energia
programa de doutoramento em ciencias e tecnologia uem
Faculdade de Ciências UEM
SIGA-UEM
Cursos de Ciências com Biologia em Moçambique
prereg.uem.mz 2022
Mestrado em Informática UEM
propinas uem-2021
Biologia aplicada UEM
Home UEM