Elísio Macamo lança “Sociologia Prática: Como os Sociólogos Pensam o Desenvolvimento”

Elísio Macamo lança “Sociologia Prática: Como os Sociólogos Pensam o Desenvolvimento”

O académico moçambicano, Elísio Macamo, lançou, esta Quarta-feira, mais uma obra científica, na qual nos convida, de Elisio-Macamo-ComoSoc-01forma didáctica, a dar importância o questionamento de conceitos como desenvolvimento, pobreza, justiça social, democracia, entre outros, alegando que, para além de serem polémicos, podem não se adequar ao contexto local.
Intitulado “Sociologia Prática: Como os Sociólogos Pensam o Desenvolvimento”, o livro sai ao mercado sob a chancela da Imprensa Universitária da UEM.
Durante o evento de lançamento, que ocorreu na Faculdade de Letras e Ciências Sociais, o autor explicou que o livro traz principalmente uma reflexão sobre o conceito de desenvolvimento numa perspectiva sociológica.
“No contexto moçambicano, urge a necessidade de se desenvolver uma atitude crítica em relação a tudo que consideramos desenvolvimento, porque usamos muito este conceito para fazermos juízo de valor. Por exemplo, podemos dizer que o Governo faz coisas que não contribuem para o desenvolvimento e, muitas vezes, dizemos isso sem clareza”, alertou.
Convidou o leitor, sobretudo a comunidade estudantil, a fazer uma reflexão crítica da nossa maneira de falar sobre tudo que é feito como contributo para o bem-estar de Moçambique.
“Em todas as sociedades, discutimos coisas sérias na base de opiniões e não factos, convecções e não esquemas teóricos e conceptuais, entretanto, a chamada de atenção é de que a sociologia pode ser uma saída do reino de convicções para o reino de dados e teorias, sendo esta a forma mais correcta de se pensar no país”, disse.

FONTE: UEM