Ensino bilíngue Mini-dicionário Matemática Português – Ciwute

O presente texto tem como objectivo apresentar o funcionamento estrutural da língua Tewe. O mesmo versa sobre a ortografia e a organização do nome nesta língua. O conhecimento da ortografia padronizada do Ciwute é extremamente importante, pois, este permite consciencializar os leitores do uso de uma ortografia padrão da língua em palavras usadas nos materiais de ensino, nomeadamente: livro do professor e livro do aluno do ensino bilingue. Por isso, o sistema ortográfico usado na escrita deste mini-dicionário é estipulado no Primeiro Relatório Sobre a Padronização das Línguas Moçambicanas, compilado em 1989 pelo Centro de Investigação das Línguas Moçambicanas (NELIMO), revisto por Sitoe e Ngunga (2000) e por Ngunga e Faquir (2011), nos Relatórios do II e III Seminário Sobre a Padronização das Línguas Moçambicanas, respectivamente.
O texto encontra-se organizado da seguinte maneira: introdução, seguida duma secção em que apresenta o sistema ortográfico do Ciwute. Nesta última, far-se-á o levantamento dos grafemas da língua usados na simbolização das vogais e das consoantes, quer simples quer combinadas ou modificadas. Em seguida, apresenta-se as classes nominais do Ciwute e, finalmente, a conclusão.
Ciwute
O Ciwute é a língua moçambicana falada na cidade e arredores de Chimoio, província de Manica. Em Moçambique, esta língua é falada por cerca de 300 000 falantes (INE 2010).
Sistema ortográfico do Ciwute
Tal como outras línguas bantu, o Ciwute exibe no seu sistema ortográfico vogais e consoantes. Nas linhas que se seguem, primeiro apresentam-se as vogais e depois as consoantes. Estas últimas podem ser simples, complexas ou modificadas. As consoantes simples são representadas por um único grafema, ao passo que as combinadas e modificadas são representadas por mais de um grafema. A seguir descrevem-se as vogais.
Vogais
O Ciwute apresenta um sistema vocálico constituído por cinco vogais, conforme se pode ver abaixo.

Ficha Técnica
Autores: Rafael Sendela Chambela, José Vicente António Bisqué, Celeste Joaquim Matavele, Laurinda Moisés, Maria Bona, Castigo Wilson Fumo, Raimundo Francisco Cuave, Jorgete de Jesus, Anastácio Vilanculos, Idalina Libombo, David Langa, Crisófia Cristovão Langa, Artur António Folige e Artur Hulio Sulemane.
Tradutores: Virgílio António Arnaldo, Samuel Mateus, Filomena Armando Cumbe, Armindo Paipe, Filomena Custódio Bambane, Geraldo Nataniel, Adérito B. Araújo, Gilda Helena F. Magame, Júlio Simião Gawane e Clemência da Glória
Título: Mini-dicionário de Matemática Português – Ciwute
Duramazwi doko re bhuku re Matematika Ciwute – Português Cinyungwe – Português
Editora: Texto Editores
Disciplina: Matemática
Classe: Formação de Professores
Idioma: Português
Formato do Ficheiro: PDF
Ano de lançamento: 2013
Tamanho: 10 MB

DOWNLOAD VIA GOOGLE DRIVE

Ensino Bilingue em Moçambique
Ensino bilingue em Portugal
O que é ensino bilingue PDF
Vantagens do ensino bilíngue
Ensino bilíngue vantagens e desvantagens
Escolas bilingues Lisboa
Escolas bilíngues
Escola bilingue Braga