Uma delegação da Universidade Rovuma (UniRovuma), liderada pelo respectivo reitor, Prof. Doutor Mário Brito dos Santos, visitou, recentemente, a Finlândia para discutir possibilidades de cooperação com Universidades daquele País do Norte da Europa.
As visitas de trabalho desta delegação iniciaram, de 24 a 26 de Abril, na Jamk – Universidade de Ciências Aplicadas, nas terras frígidas de Jyväskylä, a cerca de 270Km da cidade capital, Helsínquia, num programa intenso que incluía a apresentação das duas instituições e a discussão das potencialidades de colaboração.
Neste sentido, Brito dos Santos apresentou a UniRovuma e a transformação que esta está a desenvolver em busca de um perfil mais interventivo na sociedade, que é o de saber-fazer e aplicar a ciência, mais virado para a técnica, a prática e para as engenharias, ciências naturais, matemática, agricultura e geociências, ao mesmo tempo que explora a maturidade que ganhou ao longo dos anos em diversas áreas, incluindo as ciências sociais e a educação.
Segundo o reitor, esta transformação visa responder aos desafios que a região onde está implantada apresenta. Adicionalmente, dos Santos falou das possibilidades que poderiam ser exploradas pelas duas Universidades, em projectos conjuntos.
O reitor da contraparte finlandesa, Prof. Doutor Vesa Saarikoski, considerou, por sua vez, que a proposta de parceria apresentada pela delegação da UniRovuma “é muito interessante e eu estava a pensar que a melhor maneira para prosseguirmos é seleccionarmos algum projecto e começarmos por ele, porque as duas Universidades são grandes e vocês [a UniRovuma] estão a passar por este período de formação e, de certa forma, a construir uma nova Universidade e eu posso encontrar várias formas possíveis de cooperarmos”.
Como resultado deste mútuo interesse, no dia 26 de abril, as duas partes assinaram um Memorando de Cooperação, num ambiente considerado fraterno realizado no restaurante Frans & Sandra, à convite dos finlandeses.
O Memorando estabelece as bases para a promoção de programas educacionais, de pesquisa e culturais para o benefício de ambas as partes, incluindo o intercâmbio de pessoal académico, administrativo e pesquisadores; a colaboração em projectos de pesquisa; a participação em seminários e encontros académicos; a cooperação em questões académicas, curriculares e administrativas.
A JAMK está localizada na região central da Finlândia, País que possui um dos sistemas de educação mais avançados do mundo, com uma história que “tem sido uma história de educação, porque este tem sido o elemento-chave para o nosso sucesso na economia e na sociedade”, disse Saarikoski.
Ele acrescentou que em quase todas as partes do Pais há uma Universidade, sendo, por isso, então é fácil para as pessoas acederem à educação.
Para além do reitor, a delegação da UniRovuma era composta pelos directores da Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística, Prof. Doutor Saíde Momade, do Centro de Educação Aberta e à Distância, Prof. Doutora Helena Muando, do Gabinete de Comunicação e Cooperação, Prof. Doutor António Pereira, do Gabinete do reitor, Mestre Genoveva Rente Jamal, e do Curso de Língua, Cultura e Literatura Chinesa, Mestre Sónia Cumbe.
Por outro lado, parte da delegação da UniRovuma, composta pelos Prof. Doutores António Pereira e Saíde Momade, e pela Mestre Sónia Cumbe, esteve, igualmente, a visitar Departamento de Engenharia Eléctrica da Universidade de Aalto, uma das melhores instituições universitárias da Finlândia.
Esta Universidade está posicionada na segunda posição, de acordo com os rankings do QS (2023), da Times Higher Education (2023) e do Academic Ranking of World Universities (2022), perdendo, apenas, para a Universidade de Helsínquia.
Este grupo foi recebido pelo Prof. Doutor Pramod Bhusal, coordenador de um projecto que aquele departamento desenvolveu juntamente com a Faculdade de Engenharias e Ciências Tecnológicas da UniRovuma, e que foi recentemente submetido à Comissão da União Europeia para efeitos de financiamento.
Este projecto visa, entre outros, a revisão e o desenvolvimento do currículo de Engenharia Eléctrica e a capacitação de docentes desta área.
Segundo António Pereira, o propósito desta visita era o de realçar a importância de as duas instituições consolidarem as suas relações de cooperação através da assinatura de um Acordo de Cooperação que servirá de base para o rápido desenvolvimento de outras iniciativas conjuntas, com este e com outros departamentos da Universidade Aalto.
Após a apresentação da Universidade Rovuma e das possibilidades que propõem em termos de colaboração, Pramod Bhusal, também em representação do Chefe do Departamento de Engenharia Eléctrica, explicou o funcionamento da sua instituição e do departamento do qual faz parte, assim como manifestou interesse em submeter a proposta de acordo com aquela para permitir o desenvolvimento de mais actividades conjuntas.
Para isso, é necessário que se espere que o projecto seja submetido, aprovado e financiado para, depois, avançar-se com outras propostas.
Há que referir que a Universidade Aalto é um dos mais distinguidos parceiros académicos da multinacional finlandesa Nokia, cuja sede se encontra nas proximidades do Campus Otaniemi daquela instituição de ensino, na Cidade de Espoo, a cerca de 20 quilómetros de Helsínquia, a capital do País.
A Cidade de Espoo é um dos “corações” da pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Finlândia e acolhe várias sedes de empresas globais e outras tantas de alta tecnologia.
…O INTERESSE PELAS UNIVERSIDADES E INSTITUTOS LUSOS
O Magnífico reitor da UniRovuma visita, esta semana, institutos politécnicos portugueses com o intuito de propor o desenvolvimento de ações de cooperação. Entre os institutos por visitar constam os Politécnicos de Leiria e de Lisboa.
Em terras lusas, o Prof. Brito dos Santos faz-se acompanhar do Prof. Momade Saíde Momade e da Mestre Genoveva Jamal, respectivamente, directores da Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística e do Gabinete do reitor.
Importa sublinhar que a UniRovuma já tem diversos Acordos de Cooperação com Universidades e Institutos portugueses, através dos quais estão a ser implementados diversos projectos de pesquisa e ensino, incluindo actividades de mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores.
Find Us on Socials