Please wait..
Concurso para Atribuição de Bolsas de Estudo Provinciais para Mulheres na Área de CTEM

Concurso para Atribuição de Bolsas de Estudo Provinciais para Mulheres na Área de CTEM

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Instituto de Bolsas de Estudo, um órgão público (IBE, IP), anuncia a abertura de um concurso de abrangência nacional para a concessão de 11 bolsas de estudo internas, financiadas pelo Estado Moçambicano, destinadas a mulheres que atuam na área de CTEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas). Essas bolsas visam possibilitar que essas mulheres prosseguam com seus estudos em Instituições Públicas de Ensino Superior.

Para as candidatas selecionadas, o IBE, IP oferecerá uma Bolsa de Estudo Completa, abrangendo diversos aspectos financeiros. Isso inclui o pagamento das taxas de matrícula, inscrição e propinas, além de um subsídio de subsistência para auxiliar nas despesas cotidianas.

Para se qualificarem, as interessadas devem atender a certos requisitos, tais como:

  • Ser cidadã moçambicana;
  • Estar atualmente matriculada e inscrita em uma Instituição pública de ensino superior;
  • Possuir idade inferior a 25 anos;
  • Demonstrar uma média global mínima de 15 valores, sem notas inferiores a 15 valores nas disciplinas básicas do curso ao qual estão se candidatando;
  • Apresentar uma declaração de aproveitamento pedagógico do semestre ou ano anterior;
  • Não ser beneficiária de outra bolsa de estudo.

Este concurso visa incentivar e promover o acesso das mulheres à educação e à carreira em áreas críticas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas. Através dessa iniciativa, o governo Moçambicano busca fortalecer a presença feminina nessas áreas, que historicamente têm sido dominadas por homens. Essas bolsas de estudo não apenas facilitarão o desenvolvimento acadêmico das beneficiárias, mas também contribuirão para a diversidade e a inovação em setores essenciais para o progresso do país. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reitera seu compromisso em apoiar a formação e o avanço das mulheres nas áreas de CTEM, reconhecendo o impacto positivo que isso terá em Moçambique como um todo.