ISCAM Toma Posse Como Membro Da Comissão Instaladora Da União De Escolas De Negócios Dos Países De Língua Portuguesa
ISCAM

ISCAM Toma Posse Como Membro Da Comissão Instaladora Da União De Escolas De Negócios Dos Países De Língua Portuguesa

Participando em representação das escolas de Moçambique, o Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique, representado pelo seu Director Geral, Professor Alfeu Vilanculos tomou posse, a 15 de Novembro corrente, como membro da Comissão Instaladora da União de Escolas de Negócios de Língua Portuguesa (UEN-PLP).

A UEN-PLP é uma nova iniciativa que surge no espaço da CPLP visando fortalecer actividades de colaboração entre as instituições contribuindo assim para a excelência da educação e fortalecimento de laços culturais entre os países membros.

Intervindo na ocasião, o Prof. Doutor Alfeu Vilanculos, reagiu posivitivamente ao convite recebido e mostrou-se confiante em relação aos resultados esperados: “Honra-nos bastante o convite que recebemos para fazermos parte desta prestigiante e inovadora iniciativa que hoje testemunhamos o seu lançamento oficial. É certamente um grande desafio a confiança depositada em nós, para de forma muito objectiva podermos emprestar a este órgão, a nossa humilde experiência na prossecução dos seus objectivos” – disse.

Mais adiante, o Director Geral do ISCAM mostrou-se confiante com a qualidade dos resultados que advirão da operacionalização dos programas da União.

“Acreditamos igualmente que a união das escolas poderá vir a ser um espaço de materialização e elevação do carácter internacional das instituições, excelente espaço de impulso da mobilidade académica, de colaboração científico-pedagógica com benefícios mútuos incomensuráveis” – acredita.

Os principais objectivos da União de Escolas de Negócios de Países de Língua Portuguesa (UEN-PLP) estão assim definidos:

Intercâmbio Académico – Facilitar a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores entre as instituições membros, enriquecendo assim a experiência educacional e promovendo a diversidade cultural;

Desenvolvimento de Programas Conjuntos – Estimular a criação de cursos e programas educacionais conjuntos, promovendo a partilha de recursos e expertise entre as escolas membros;

Pesquisa Colaborativa – Incentivar a colaboração em projectos de pesquisa entre as instituições, fomentando a produção de conhecimento relevante e inovador;

Promoção da Língua Portuguesa – Trabalhar em conjunto para fortalecer o ensino e a promoção da língua portuguesa, garantindo sua preservação e expansão;

Congressos e Conferências – Organizar eventos, conferências e workshops que estimulem a troca de ideias e experiências entre os membros da UEPLP.