Please wait..

Instituições de Ensino Superior são felicitadas pelo Ministro Nivagara

Ministro Nivagara felicita instituições de Ensino Superior

Na ocasião, o Director disse que as instituições de ensino superior públicas e privadas, especialmente o ISUTC, têm contribuído imensamente para a implementação do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024 (PQG 2020-2024) e para a concretização dos seus objectivos. O objectivo central é que participem activamente na formação do capital humano e social, que é posteriormente absorvido pela administração pública e pelos sectores produtivos, contribuindo assim para o crescimento económico, a produtividade e a criação de emprego do país.


Neste despacho, o Governador exortou as instituições de ensino superior públicas e privadas não só a formarem pessoal técnico e cientificamente qualificado, mas também a formarem cidadãos cultos, patrióticos e motivados, que trabalhem abnegadamente e colectivamente para a criação da prosperidade nacional, que é o catalisador da prosperidade nacional. prosperidade.Condições básicas. O país deseja e merece muito o bem-estar social.


De referir que, na referida cerimónia, foram formados 202 técnicos licenciados, formados em cursos de engenharia civil e de transportes; engenharia ferroviária; engenharia de tecnologias de informação e telecomunicações; engenharia mecânica e de transportes; contabilidade e auditoria; gestão e finanças.
Neste sentido, o Director do Departamento manifestou satisfação pelo facto de 96 estudantes finalistas do total de diplomados serem mulheres, o equivalente a 48%, um número encorajador e louvável se forem tidos em conta os factos do curso. Os graduados estão envolvidos em subáreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), que, segundo o governador, são áreas de formação tradicionalmente dominadas pelos homens.


Notavelmente, a média nacional para as mulheres que frequentam o ensino superior em áreas STEM é de 20%, enquanto o ISUTC atinge um valor de 48% entre os recém-formados em cursos relacionados com STEM.
Os titulares da Carteira de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior felicitaram, portanto, o ISUTC pela sua visão e missão, bem como pelos seus valores institucionais que têm contribuído imensamente para a promoção do “ensino superior de elevada qualidade e socialmente relevante” no país. Enfatiza a importância do subsistema de ensino superior na formação de pessoal altamente qualificado para participar activamente na construção contínua da pátria moçambicana.


Não obstante as felicitações, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior acredita que para o contínuo desenvolvimento institucional do ISUTC deve ser dada especial atenção, entre outras medidas, à melhoria contínua do nível académico do seu corpo docente de doutores; no digital idade que o mundo e o país vivem Neste contexto, as competências digitais dos administradores, gestores docentes e técnicos e dos estudantes melhoraram significativamente; o Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior (CNAQ) obteve a acreditação institucional adequada, bem como cursos e programas; e está entre os melhores do país em todas as áreas de formação que ministra A produção científica anual fora do país continua a aumentar; o nível de internacionalização da instituição é melhorado; e a base de conhecimento científico institucional é estabelecida em no contexto do movimento global pela ciência aberta e pelo livre acesso à informação científica.


No final do intercâmbio, os dirigentes endereçaram saudações especiais aos formandos e aos motivos da realização deste evento, e manifestaram a esperança de que o conhecimento técnico e científico adquirido através da formação seja de grande utilidade para a continuidade académica, profissional e profissional dos formandos. crescimento social, de forma a contribuir para o crescimento sustentado e o desenvolvimento socioeconómico do país.