Manual de Didáctica da Matemática − Formação de Professores

A Transformação Curricular do Ensino Secundário Geral (TCESG) é um processo que se enquadra no Programa Quinquenal do Governo e no Plano Estratégico da Educação e
Cultura e tem como objectivos:
• Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, proporcionando aos alunos
Prezados formadores e estimados formandos,
Apraz-nos colocar à disposição de todos vós, o Manual de Didáctica da Matemática para os Cursos de Formação de Professores do Ensino Primário.
Nosso intuito é de que, com este Manual, os formandos aprofundem os seus conhecimentos científicos necessários para leccionarem no Ensino Primário e se apropriem das rotinas escolares, em especial aquelas que se referem à mediação do processo de ensino-aprendizagem.
O Manual apresenta uma abordagem metodológica que vai permitir que, tanto os formadores quanto os formandos, desenvolvam a arte de bem ensinar que os capacitem a leccionarem em contextos desafiadores.
O Governo de Moçambique assume a Educação como um direito fundamental do cidadão; um processo através do qual, indivíduos se afirmam e se integram na vida política social e económica.
Assim assumida, a Educação se transforma num essencial instrumento para a capacitação do país convista a enfrentar os desafios do desenvolvimento económico e do progresso social.
A consecução do direito à Educação, conforme o acima descrito, está intrinsecamente relacionada com uma adequada formação e provimento de professores, assim como da criação das melhores condições materiais e motivacionais para o seu melhor desempenho.
Contudo, precisamos reconhecer que muitos dos avanços registados devem-se também, à implementação de profícuos e frutuosos mecanismos de cooperação. Com efeito, ao longo do seu percurso, o país tem vindo a beneficiar da prestimosa colaboração dos Parceiros de Cooperação que apoiam o Governo na concretização dos seus planos.
A Sociedade Civil, Agências e Associações nacionais e internacionais, entidades colectivas e singulares vêm canalizando seus apoios em prol da melhoria da qualidade dos serviços educacionais. Além disso, com eles temos vindo a colher experiências e aprendizagens tão importantes para o desenvolvimento de um sistema educativo sustentável, robusto, eficiente, eficaz e, acima de tudo, inclusivo.
No caso concreto deste Manual de Didáctica da Matemática, ele faz parte de um leque de manuais elaborados no contexto do Projecto para a Expansão do Novo Currículo nos
Institutos de Formação de Professores (PENCIFOP).
No seu horizonte, o PENCIFOP se coloca o desafio de contribuir para o alcance de uma das mais importantes finalidades do nosso Sector – a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos do Ensino Primário. Para a consecução desse objectivo, o PENCIFOP dirige os seus esforços na melhoria do desempenho dos formandos, através do incremento da sua capacidade de leccionação, para o que se torna necessário a melhoria da capacidade de leccionação dos próprios formadores.
Para assegurar o cabal cumprimento da sua missão, além de prestar assistência técnica no processo da elaboração dos manuais, prepara os formadores para a sua correcta utilização, provê formações dirigidas aos formadores e a técnicos pedagógicos, em especial no que concerne à leccionação de aulas mais interactivas e baseada em resolução de problemas. Estas acções, assim como os manuais elaborados no contexto deste Projecto, estendem-se, em termos de abrangência e utilização, a todas as instituições de formação de professores, assim como aos respectivos formadores.
Por assim dizer, os esforços das acções desenvolvidas pelo PENCIFOP, que contam com a activo, determinado e profícuo apoio de peritos japoneses, pretende veicular entre formadores e futuros professores, na prática, um novo conceito de aula – a aula verdadeiramente centrada no aluno, aquela que, com base no seu trabalho, o aluno é incitado a promover a descobertas e, com base nessas descobertas, ele venha a elaborar o conhecimento que dele se espera.
O sucesso na utilização deste Manual depende, em larga medida, da dedicação dos professores na interpretação correcta do que nele está preconizado.
Desejamos, pois, uma utilização cuidadosa e criteriosa; criativa e profícua deste importante meio didáctico e que, tão cedo quanto possível, alcancemos os objectivos a que, com ele nos propomos.

Ficha Técnica
Autor: Carlos Eugénio Muchanga (MINEDH), Helena Arnaldo Simone (MINEDH) e Jonasse Luís Leitão (MINEDH)
Participação: –
Titulo: Manual de Didáctica da Matemática − Formação de Professores
Editora: Textos Editores
Disciplina: Matemática
Classe: Formação de Professores
Idioma: Português
Formato do Ficheiro: PDF
Ano de lançamento: 2018
Tamanho: 49 MB

DOWNLOAD VIA GOOGLE DRIVE

matematica 1 classe

Livro de matemática 1 Classe pdf
Livros escolares 1. Classe
Programa da 1 classe Angola pdf
Livro da primeira classe Moçambique pdf
Livros da 1 classe pdf
Livro de Matemática da 2 Classe pdf
Aulas da primeira classe
Livro de Matemática DA 3 classe pdf