Ensino bilíngue Mini-dicionário de Matemática Português – Cinyungwe

O presente texto tem por objectivo apresentar o funciona-mento estrutural da língua Nyungwe. O mesmo versa sobre a ortografia e a organização do nome na língua. O conhecimento da ortografia padronizada do Cinyungwe é, extremamente, im-portante porque permite consciencializar os leitores do uso de uma ortografia padrão da língua em palavras usadas nos ma-teriais de ensino, nomeadamente: livro do professor e livro do aluno do ensino bilingue. Por isso, o sistema ortográfico usa-do na escrita deste mini-dicionário é o estipulado no Primeiro Relatório Sobre a Padronização das Línguas Moçambicanas, compilado em 1989 pelo Centro de Investigação das Línguas Moçambicanas (NELIMO), revisto por Sitoe e Ngunga (2000) e por Ngunga e Faquir (2011) no II e III Relatório do Segundo Seminário Sobre a Padronização das Línguas Moçambicanas, respectivamente.
O texto encontra-se organizado da seguinte maneira: in-trodução, seguida duma secção em que se apresenta o sis-tema ortográfico do Cinyungwe. Nesta faz-se o levantamento dos grafemas da língua usados na simbolização das vogais e das consoantes, quer simples quer combinadas ou modifica-das. Em seguida, apresenta-se as classes e prefixos nominais
do Cinyungwe e, finalmente, a conclusão.do Cinyungwe e, finalmente, a conclusão.
Cinyungwe
Segundo o II Recenseamento Geral da População e Habitação, Firmino (2000), a língua Nyungwe é falada com maior proeminência na província de Tete por cerca de 30% da população da província. O Nyungwe é a língua da capital provincial de Tete para cerca de 500 000 falantes (INE 2010), falada também ao longo do Rio Zambeze com maior predominância nos distritos de Changara, Moatize, Chiúta, Cahora Bassa, Zumbo e, parcialmente, o distrito de Macanga.

Ficha Técnica
Autores: Rafael Sendela Chambela, José Vicente António Bisqué, Celeste Joaquim Matavele, Laurinda Moisés, Maria Bona, Castigo Wilson Fumo, Raimundo Francisco Cuave, Jorgete de Jesus, Anastácio Vilanculos, Idalina Libombo, David Langa, Crisófia Cristovão Langa, Artur António Folige e Artur Hulio Sulemane.
Tradutores: Teresa de Jesus Domingos Reino, João Reis Fungulane, Reonaldo Manuel Branco, Remígio Escrivão José, Quitério Nicolau Macajo, Tudela Jaime Manuel António, Rosa Languitone Semo e Rafael Chocolo.
Título: Mini-dicionário de Matemática Português – Cinyungwe Português – Cinyungwe
Kagwangwa ka Matematika
Cinyungwe – Português
Editora: Texto Editores
Disciplina: Matemática
Classe: Formacao de Professsores
Idioma: Português
Formato do Ficheiro: PDF
Ano de lançamento: 2013
Tamanho: 12 MB

DOWNLOAD VIA GOOGLE DRIVE

Ensino Bilingue em Moçambique
Ensino bilingue em Portugal
O que é ensino bilingue PDF
Vantagens do ensino bilíngue
Ensino bilíngue vantagens e desvantagens
Escolas bilingues Lisboa
Escolas bilíngues
Escola bilingue Braga