Please wait..
Universidade Rovuma elege membros para o Conselho Universitário

A Universidade Rovuma elege membros para o Conselho Universitário

A Universidade Rovuma (UniRovuma) está em eleições para novos membros para o Conselho Universitário (COUR), órgão colegial desta instituição de ensino superior, cujo mandato do actual terminou no passado mês de Maio.

Concorrem para o pleito, descrito pelo presidente da Comissão Eleitoral, Prof. Doutor Mussa Abacar, como estando a decorrer normalmente em todas as unidades académicas, seis candidatos do Corpo Técnico Administrativo (CTA) e cinco do grupo de docentes.

Da lista dos concorrentes para as vagas de docentes figuram Talassane Saíde Ali (Cabo Delgado), Lázaro Gonçalves Cuinica (Nampula), Arlett Mário Piate (Nampula), Rivelinho Momade (Nacala) e Joaquim Maloa (Niassa).

Para a lista dos funcionários administrativos são Arminda Alberto Sumana (Nacala), Graciete da Silva Muquito e Leonel Uirade Quenala (Nampula), Diamantino Agostinho e Helena Luís Maluve (Cabo delgado), e Tonésio Amisse (Niassa).

A lista dos funcionários do CTA é a que mais candidatos dispõe para serem eleitos apenas um membro para o Conselho Universitário, enquanto a de docentes são três, segundo preconiza o regulamento deste órgão colegial da Universidade Rovuma.

Para além de representantes de funcionários e docentes, este órgão universitário é constituído, igualmente, por 11 entidades externas, sendo quatro personalidades de reconhecido mérito, igual número indicados pelo Governo e três da sociedade civil.

Estranhamente, nenhum dos representantes tanto de docentes quanto dos funcionários do mandato já terminado concorre para renovar a sua permanência neste órgão colegial, dirigido pelo Prof. Doutor Príncipe Wataia.

FONTE: UNIROVUMA