No âmbito da cooperação universitária, foi-nos, recentemente, apresentado, em Maputo, o projecto Portugal Polytechnics International Network (PPIN), que tem por objectivo incentivar a mobilidade dos estudantes e a oferta formativa dos Institutos Politécnicos Portugueses (IP) e outras escolas.
Trata-se de um grupo de institutos Politécnicos de Portugal que envolve actualmente 25 instituições no Projecto PPIN. Esse projecto é desenvolvido em sete países, incluindo Moçambique. A organização é composta por elementos do IP de Viana, IP do Castelo, IP Viseu, IP Tomar, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, IP Santarém, IP Leiria e Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Com a iniciativa, segundo o Magnífico-Reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos, pretende-se complementar a capacidade de formação na universidade, por ser o papel da instituição formar estudantes, fazer pesquisas e fazer ligação com a sociedade.
Narciso Matos, Magnífico-Reitor da Universidade Politécnica
Esta é uma visita de institutos Politécnicos de Portugal, que trabalham numa área equivalente à nossa. O interesse deles também é nosso interesse. É podermos ter docentes deles a leccionar na nossa universidade e os nossos a leccionar nas deles, estudantes deles a fazer estágios e visitas à nossa universidade e estudantes nossos a fazer lá, também, estágios de curta ou de longa duração.
Carlos Ramos, Pró-Reitor do Instituto Politécnico do Porto
A Universidade Politécnica é uma instituição que nos interessa particularmente porque é bem provável que até ao final do ano, os institutos politécnicos de Portugal adquiram a designação de universidades politécnicas. Temos aqui muitas similaridades em termos de objectivo, visão e missão. Há aqui um interesse muito particular dos diversos politécnicos presentes nesta comitiva e presentes neste projecto em colaborar com a Universidade Politécnica.
FONTE: APOLITECNICA
Find Us on Socials