Exames extraordinários da 12.ª classe agendados para Agosto

O MINISTÉRIO da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) agendou para 22 a 26 de Agosto próximo os exames extraordinários da 12.ª classe do Ensino Secundário Geral, à escala nacional, por ser a última do ingresso ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho. Para o efeito, deverão candidatarem-se os cidadãos que tenham idade igual ou superior a 17 anos, que comprovem ter concluído a 10.ª classe do Sistema Nacional de Educação ou equivalente. Feliciano Mahalambe, director do Instituto Nacional de Exames Certificação e Equivalência (INECE), explicou que os alunos devem ter sido matriculados na 12.ª classe, em escolas públicas ou particulares com paralelismo pedagógico, desde que tenham anulado a matrícula até 13 de Maio de 2022.

Segundo Mahalambe, podem ainda se inscrever para estas provas, os cidadãos que tenham frequentado a 12.ª classe até ao fim de ano, tendo sido excluídos dos exames ou reprovados a uma ou mais disciplinas. Podem, igualmente, candidatarem-se os cidadãos que tenham realizado exames extraordinários nos anos anteriores com aprovação em pelo menos uma disciplina. A fonte referiu ainda que são elegíveis a estes exames àqueles que tenham concluído a 11.ª classe.

Um edital partilhado ontem pelo MINEDH e que o “Notícias” teve acesso, indica que no acto de inscrição, os candidatos deverão apresentar o boletim de inscrição, devidamente preenchido, a ser facultado pela escola e talão de depósito no valor da taxa de inscrição e da propina por disciplina.

O candidato deverá, igualmente, apresentar uma fotografia tipo passe, fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade ou Passaporte, Carta de Condução ou ainda cartão de eleitor, bem como fotocópia autenticada de certificado da 10.ª classe.

Há casos em que os alunos devem apresentar também fotocópias autenticadas de declaração comprovativa de anulação da matrícula da 12.ª classe até 13 de Maio de 2022, declaração da conclusão da 11.ª classe ou ainda de aprovação em pelo menos uma disciplina da 12.ª classe.

 Os candidatos estarão sujeitos ao pagamento de taxas de inscrição para a realização de provas no valor de 250 meticais e propinas por disciplina, no montante de 200 MT. Segundo o documento que citamos, serão considerados aprovados os examinandos que obtiverem nota igual ou superior a dez valores, arredondados, nas disciplinas ou disciplina que tiver realizado.