Please wait..
UEM acolhe Primeira Edição da Feira de Emprego

UEM acolhe Primeira Edição da Feira de Emprego

A Universidade Eduardo Mondlane acolheu, na ultima Quinta-feira, a Primeira Edição da Feira de Emprego, um evento que abriu espaço de interacção entre os vários actores interessados na promoção de maior inserção profissional de estudantes universitários, por meio de divulgação de oportunidades de emprego e estágio.
A iniciativa, promovida pela UEM, em parceria com a University Michigan State e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), visa, essencialmente, desenvolver a empregabilidade dos estudantes universitários, de acordo com as exigências do mercado de emprego.
Feira-Emprego-2023-02Na ocasião, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse que a realização desta feira constitui um marco histórico, quer para o estabelecimento do Serviço de Desenvolvimento de Carreiras na universidade, quer rumo à consolidação de uma vasta cadeia de valor para apoiar estudantes.
“A feira realiza-se num contexto em que, cada vez mais, temos discutido sobre os desafios da empregabilidade de jovens, em particular nossos graduados, diante de um mercado de trabalho que, legitimamente, exige uma qualidade cada vez maior, melhor preparação e um conjunto de habilidades técnicos-sociais que nem sempre encontramos na medida desejável”, disse.
Afirmou que os serviços apresentados na feira pelas várias instituições constituem, uma verdadeira montra de oportunidades, aconselhando, deste modo, que aos estudantes tirem melhor proveito.
Por sua vez, o Presidente da Associação dos Estudantes Universitários, Onório António, referiu que se trata de uma iniciativa relevante, tendo em conta que o índice de desemprego no país tem vindo a aumentar, afectando maioritariamente a camada juvenil.
“Acreditamos que a implementação de iniciativas como esta fará diferença na vida dos jovens e, particularmente, dos estudantes e graduados da UEM, permitindo a dinamização de pontos de contacto entre estudantes e os empregadores”, destacou.
Feira-Emprego-2023-03A mesma informação foi secundada pelo representante das instituições parceiras, Dr. Paulo Reis, Director Geral da empresa Ernst Young, que reconheceu o potencial dos estudantes universitários, com destaque para os da Universidade Eduardo Mondlane.
Os estudantes mostraram-se, também, satisfeitos com o evento, assegurando que a feira deve continuar a acontecer nos próximos meses, para dar oportunidade àqueles que não puderam participar por motivos alheios.
“Espero conseguir vincular-me a uma destas empresas, embora não tenha as formações técnicas que a maior parte destas instituições demanda. Mas, se conseguisse pelo menos um estágio para agregar valor ao meu currículo, seria uma mais valia”, reconheceu a estudante finalista do curso de Tradução em Francês, Deble da Eugénia.
Por sua vez, o estudante de Ciência Política, Tony Nhalia, afirmou que a iniciativa da feira pode minimizar a falta de emprego, mas há necessidade de se mobilizar mais empresas recrutadoras para abranger maior número possível de estudantes que necessitam de emprego.
A Primeira Edição da Feira de Emprego da UEM envolveu cerca de 40 empresas, que actuam nos ramos de gás, petróleo, energia, comunicação, entre outras especialidades.

FONTE: UEM