Assinou-se na cidade de Maputo entre a UEM e os Serviços de Representação do Estado um Memorando de Entendimento, no âmbito do interesse mútuo sobre matérias de desenvolvimento, em várias vertentes, com enfoque para a criação da capacidade institucional, através da formação de Servidores Públicos, especificamente, na capacitação de professores e na formação em línguas às agentes da PRM e SERNIC, com vista ao aprimoramento da prestação de serviços a população.
Quanto ao memorando que estabelece as relações de cooperação técnica, científica e cultural, as duas instituições tencionam também definir estratégias concretas para a mitigação do impacto das mudanças climáticas; assistência as pessoas vulneráveis e a melhoria da nutrição.
No acto, o Secretário de Estado da Cidade de Maputo, Prof. Doutor Vicente Joaquim, reconheceu o papel que a universidade está a desempenhar na cidade de Maputo, tendo, por isso, decidido visitar a instituição para aprofundar os mecanismos de colaboração e articulação de modo a tornar realidade o objectivo de desenvolver a cidade sob o lema: “Maputo Cidade, pela convergência económica, inclusão, inovação e progresso social”.
Por seu turno, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, fez notar que, no âmbito do projecto de construção da instituição que dirige, plasmado no seu Plano Estratégico, a UEM só será útil se contribuir para a solução dos problemas que a sociedade enfrenta.
Entre os desafios que a cidade de Maputo enfrenta, segundo o Reitor, constam as mudanças climáticas e a agricultura urbana, áreas que a universidade já tem estado a trabalhar. “As nossas unidades estão comprometidas com o desenvolvimento da cidade de Maputo e na criação de soluções para os problemas que os cidadãos enfermam”, garantiu.
Antes da assinatura do Memorando de Entendimento o Secretario de Estado da cidade de Maputo visitou alguns sectores estratégicos na pesquisa e desenvolvimento tecnológico, nomeadamente, o Centro de Saúde da UEM e as faculdades de Ciências e a de Agronomia e Engenharia Florestal.