CDC oferece máscaras aos estudantes de Medicina da UEM

CDC oferece máscaras aos estudantes de Medicina da UEM

Estudantes da Faculdade de Medicina da UEM beneficiaram, esta Quarta-feira, de máscaras de protecção facial oferecidas pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC Moçambique), numa acção que se enquadra na responsabilidade social.
Ao todo, são cerca de 35 mil máscaras cirúrgicas e 14 mil do tipo N95, que poderão minimizar a propagação de doenças infecciosas.
Intervindo na ocasião, o Director da Faculdade, Prof. Doutor Jahit Sacarlal, afirmou que a oferta surge em resposta ao pedido feito ano passado, no âmbito dos esforços para garantir a prevenção da pandemia da Covid-19.
“Dentre as organizações que contactamos para este tipo de apoio, a CDC é que respondeu positivamente. Assim, as máscaras serão distribuídas de acordo com as necessidades de cada nível de formação, para garantir a transparência esperada pela organização responsável pelo apoio”, explicou.
O representante do CDC em Moçambique, Dr. Artur Ramos, disse que o gesto solidário se enquadra no compromisso que aquela agremiação e o Governo norte-americano têm de apoiar o sistema nacional de saúde e segurança.
“É um privilégio sermos um parceiro de quase 20 anos em Moçambique na área de saúde e ver progressos assinaláveis em várias áreas e programas, principalmente no combate ao HIV/SIDA, através do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos da América (PERFAR) e esforços do CDC ao acesso à saúde universal. Em nome do CDC Moçambique, desejamos sucesso a todos os estudantes de medicina na sua formação e esperamos que estas máscaras vos protejam e vos inspirem a se tornarem profissionais de saúde dedicados, comprometidos com a excelência e o cuidado com a vida humana”, disse.
Na ocasião, a representante dos estudantes de Medicina, Beauty Phiri, agradeceu pelo gesto e comprometeu-se em garantir que o uso das mesmas seja racional e equitativo.

FONTE: UEM