ENSINO À DISTANCIA: Alunos e tutores recebem “tablets”

TREZENTOS e quinze alunos, 70 tutores e 15 gestores do Programa de Ensino Secundário à Distância (PESD) do segundo ciclo nas escolas secundárias Mateus Sansão Mutemba, Marocanhe, Muchatazina e Nhangau, todas na cidade da Beira, receberam esta semana “tablets” e um cartão móvel com internet anual, com vista a melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

O governador da província de Sofala, Lourenço Bulha, que orientou a cerimónia de entrega, lembrou que o PESD oferece mais uma opção de estudo no ensino secundário geral numa modalidade que estimula a auto aprendizagem e promove a abertura do ensino secundário geral e a inclusão da mulher e de pessoas com necessidades educativas especiais.

Lourenço Bulha acrescentou que a educação à distância é um modelo de ensino que se distingue pela separação entre o aluno e o professor e o uso da tecnologia para mediar a aprendizagem, com módulos auto-instrucionais, “tablets”, celulares e computadores.
Segundo o dirigente, os “tablets” vão permitir o acesso à plataforma de aprendizagem “moodle” e o acesso ao site do Ministério da Educação, que irá possibilitar pesquisas bibliográficas e os alunos terão oportunidade de visualizar experiências, imagens e vídeos didácticos.

“Mas não basta ter os ‘tablets’, é necessário conservá-los para que mais alunos possam ter acesso.
Por isso, orientamos todos aqui presentes a conservarem e controlarem estes dispositivos”, realçou.
Enquanto isso, intervindo na ocasião, a directora provincial substituta da Educação, Rotafina Wilson, instou os beneficiários a usarem bem o material recebido, apenas para os fins para os quais foi entregue, sendo que quem transgredir as regras será sancionado com processo disciplinar.

Revelou que para o presente ano lectivo foram inscritos no Programa de Ensino à Distância do segundo ciclo 3753 alunos assistidos por 98 tutores, sete gestores, sete directores-adjuntos e igual número de directores de escolas, um coordenador e um supervisor desta modalidade de ensino.