Secretário de Estado da Juventude e Emprego exorta estudantes a serem patriotas

Secretário de Estado da Juventude e Emprego exorta estudantes a serem patriotas

O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, apelou aos estudantes da Universidade Eduardo Mondlane a darem o seu contributo na promoção do patriotismo e unidade nacional, assegurando que é responsabilidade deste grupo contribuir em acções que concorram para o crescimento económico do país.
Explicou que, alguns jovens, têm enveredado por caminhos de degradação de valores, como a falta de respeito e valorização dos símbolos nacionais, o que revela a falta de sentimento de pertença e amor à pátria.
Oswaldo Petersburgo falava Segunda-feira, no Campus Principal da UEM, durante um encontro que manteve com os estudantes da maior e mais antiga universidade moçambicana.
Acrescentou que os estudantes universitários devem ser referência na sociedade, com atitudes positivas, sendo, assim, promotores de emprego para outros jovens, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento do país.
“Patriotismo não é e nem deve ser um slogan vazio; deve haver um sentimento de amor à pátria. Apresentem à sociedade um sentimento de orgulho da nossa história, cultura, das nossas riquezas, património material, entre outros símbolos, afirmando-se como defensores da unidade nacional”, apelou.
Por seu turno, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, afirmou que os estudantes devem maximizar as oportunidades que surgem para os que frequentam o ensino superior, com vista a garantir não só a formação profissional como também a humana.
“Informar-vos que, como universidade, pretendemos iniciar um movimento denominado “Campus Limpo”, contando com a contribuição de todos, participando nas actividades de limpeza e preservação do Campus, para que os vossos irmãos possam também apropriar-se do lugar”, alertou.
Na ocasião, o Presidente da Associação dos Estudantes Universitários, Onório António, disse que este tipo de eventos são cruciais para a classe estudantil que espera adquirir mais conhecimentos e experiências sobre o mercado de emprego.
O evento contou com a participação de estudantes de várias unidades orgânicas da UEM e os respectivos docentes.

FONTE: UEM